segunda-feira, 26 de março de 2012

Empresa turca usa Hitler para vender Shampoo

A Biomen, espera que a imagem de Adolf Hitler atraia atenção para seu produto, um shampoo para homens. A empresa turca criou um anúncio que usa imagens em preto e branco do ditador alemão incitando os clientes a comprar o seu "xampu 100 por cento homens.



"Se você não está usando um vestido de mulher, você não deve usar seu shampoo," um narrador fala como Hitler em seus discursos. "Aqui está um shampoo realmente para homens, Biomen."

A Liga Anti-Difamação (ADL) divulgou um comunicado na sexta-feira, dizendo que eles repudiam a campanha da Biomen.

"O uso de imagens do violento ditador anti-semita que foi responsável pelo assassinato em massa de 6 milhões de judeus e milhões de outras pessoas no Holocausto para vender shampoo é uma jogada de marketing nojenta e deplorável. Nunca pode haver qualquer finalidade justificável para o uso das imagens de Hitler, nazistas ou qualquer outra espécie da máquina de matar para vender produtos ou serviços.", declarou o Diretor Nacional da ADL e um sobrevivente do Holocausto Abraham H. Foxman

Eu, particularmente, acho deplorável uma empresa se utilizar de imagem de um matador para vender seus produtos. Veicular a imagem de Hitler relcionado com um produto que pode ser até bom, pode estimular a criação de grupos neo-nazistas, pois desmiolados existem em toda parte e são influenciados por coisas desse gênero. Penso isso ainda mais porque estou terminando de ler um livro em quadrinhos muito bom chamado "MAUS" de Art Spiegelman, que conta tudo o que seu pai passou em Auschwitz, um dos principais, senão o principal campo de concentração da guerra. Mas esse livro vale outro post.
Pelo menos repercussão o comercial gerou, e se era atenção que eles queriam, conseguiram. Mas será que vale a pena? Não pode gerar uma má lembrança da marca?

Desde domingo o comercial vai ao ar em vários canais de televisão em toda a Turquia.
Assista ao comercial da Biomen:




E você, acha que negócios são negócios e tudo é aceitável na hora de vender, ou acha que tudo tem limites e utilizar a imagem do Hitler já é demais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário